Sinopse
Média metragem com 35 minutos de duração, finalizado no formato Full HD, para exibição em um circuito itinerante destinado a escolas públicas. De forma didática, o filme aborda as principais questões de sustentabilidade ambiental, social e financeira. O documentário e animação tem como protagonistas “João Ambiente” (pássaro João de Barro) e “Teca” (uma tartaruga).
Objetivos
Através de um filme atrativo e principalmente de fácil entendimento, serão abordadas questões de sustentabilidade ambiental e social com o objetivo de transformar cada estudante em um replicador das ideias.
Público Alvo
Estudantes de escolas públicas estaduais e municipais (na faixa etária dos 07 aos 12 anos) atingindo diretamente cerca de 7.000 estudantes, e de forma indireta seus familiares contribuindo com a conscientização de outras 28.000 pessoas que terão acesso ao conteúdo pela internet, no site e nas redes sociais do projeto.
Contrapartidas Sociais
O projeto investe na formação de novos agentes culturais. Serão realizadas nas 12 cidades contempladas com o circuito itinerante uma oficina para estimular o processo criativo explorando objetos recicláveis.
Vamos propor que as escolas desenvolvam apresentações de peças teatrais ambientais e para isso se utilizem dos alunos participantes das oficinas despertando neles a magia do Teatro e estimulando o interesse pelas artes cênicas, pelo meio ambiente e pela sustentabilidade gerando aprendizado, conhecimento e oportunidades além de cultura e diversão.
Serão destinadas 500 vagas para todo o circuito com acesso gratuito.
Exibição
O projeto prevê a exibição de um audiovisual média metragem atrativo, educativo e principalmente de fácil entendimento nas escolas públicas em 10 cidades:
- Catalão/GO.
- Ouvidor/GO.
- Formosa/GO.
- Araguaína/TO.
- Balsas/MA.
- Curitiba/PR.
- Porto Alegre/RS.
- Caxias do Sul/RS.
- Canoas/RS.
- Novo Hamburgo/RS.
- São Leopoldo/RS.
- Triunfo/SP.
Serão visitadas mais de 60 escolas estaduais/municipais envolvendo estudantes, professores, diretores e toda a população da cidade por onde o projeto circulará.
Incentivo Fiscal Cultural
O projeto foi financiado pela Lei de Incentivo Federal (Lei Rouanet) onde seus patrocinadores puderam deduzir 100% do Imposto de Renda o valor investido, limitado a 4% do imposto a pagar.