MINISTÉRIO DO TURISMO E BRASKEM APRESENTAM:

O Projeto

Sinopse

Espetáculo de Teatro Cênico com foco nas questões de sustentabilidade e meio ambiente destinado aos estudantes das escolas públicas na faixa dos 07até14 anos exibido nas escolas e comunidades em forma de circuito itinerante.

 

Ambientado em um cenário mágico e divertido, os personagens João Ambiente, inspirado em um pássaro João de Barro e a sua amiga Teca, uma tartaruga parceira das aventuras, de forma lúdica irão gerar conhecimento, estimular ações e atitudes que ajudem a preservar o meio ambiente.

 

Com diversos recursos artísticos unindo elenco, vídeos, animação, técnicas cenográficas e efeitos especiais, o projeto proporcionará uma experiência enriquecedora e inesquecível aos participantes.

O projeto conta com uma completa plataforma de internet com site, redes sociais com perfis no Facebook,Instagram e Youtube.

Objetivos

Visando colaborar com o equilíbrio do planeta o projeto investe na educação ambiental e na cultura como ferramentas básicas para a conscientização de estudantes (07 aos 14 anos) de escolas públicas, valorizando a importância deles e de suas atitudes na garantia de um futuro para o planeta. Vamos ao encontro destes estudantes para promover reflexões sobre o que cada um pode e deve fazer para assumir o papel de agente transformador da sociedade para com a sustentabilidade começando por sua casa, com sua família, na rua com seus amigos, no bairro com a sua comunidade e em um planeta mais sustentável.

 

Os personagens de forma lúdica e divertida irão abordar as questões de sustentabilidade como: uso racional da água, descarte correto de lixo, reciclagem, consumo consciente de energia, desmatamento e impactos ambientais provocados por hábitos do dia-a-dia.


Vamos rever ações do cotidiano, corrigir e construir um planeta melhor paras as futuras gerações.

Público Alvo

Estudantes de escolas públicas estaduais e municipais (na faixa etária dos 07 aos 14 anos) atingindo diretamente cerca de 5.000 estudantes, e de forma indireta seus familiares contribuindo com a conscientização de outras 10.000 pessoas que terão acesso ao conteúdo pela internet, no site e nas redes sociais do projeto.

Contrapartidas Sociais

O projeto investe na formação de novos agentes culturais. Serão realizadas nas 10 cidades contempladas com o circuito itinerante uma oficina para ensinar os estudantes como planejar, desenvolver e executar uma peça teatral com mote ambiental, o objetivo é estimular o processo criativo explorando objetos recicláveis.

 

Vamos propor que as escolas desenvolvam apresentações de peças teatrais ambientais e para isso se utilizem dos alunos participantes das oficinas despertando neles a magia do Teatro e estimulando o interesse pelas artes cênicas, pelo meio ambiente e pela sustentabilidade gerando aprendizado, conhecimento e oportunidades além de cultura e diversão.

 

Serão destinadas 500 vagas para todo o circuito com acesso gratuito.

Exibição

O projeto prevê a realização de espetáculo teatral atrativo, educativo e principalmente de fácil entendimento nas escolas públicas em 10 cidades:

  • Porto Alegre/RS.
  • Caxias do Sul/RS.
  • Canoas/RS.
  • Canela/RS.
  • São Paulo/SP.
  • Ribeirão Pires/SP.
  • Cubatão/SP.
  • Rio Grande da Serra/SP.
  • Mauá/SP.
  • Santo André/SP.

 

Serão visitadas mais de 30 escolas estaduais/municipais envolvendo estudantes, professores, diretores e toda a população da cidade por onde o projeto circulará.

Incentivo Fiscal Cultural

O projeto foi financiado pela Lei de Incentivo Federal (Lei Rouanet) onde seus patrocinadores puderam deduzir 100% do Imposto de Renda o valor investido, limitado a 4% do imposto a pagar.