A montagem “João Ambiente é uma Peça” reúne ainda materiais recicláveis para oficinas com as crianças, de forma bem divertida,e, de olho no futuro.
Uma encenação teatral que induz bons costumes na importância do meio ambiente, sustentabilidade, educação e cultura. Assim ensina “João Ambiente é uma Peça”, apresentada para escolas públicas estaduais e municipais, e que estreia hoje em Rio Grande da Serra, São Paulo.
Teatro tem grande poder, assim torna mais louvável levar mensagens tão importantes, como a consciência ecológica e os impactos causados pela ação do homem na natureza. E, quando o recado é levado diretamente às crianças e jovens, a gente já pode apostar num futuro de um planeta melhor. Tomara que a maioria no Brasil tenha essa oportunidade e espalhe para a família e amigos que podemos cuidar do meio ambiente com pequenos gestos.
Hoje, de manhã, o rio-grandense-da-serra recebeu o espetáculo na Associação Promoção da Vida (Profavi), Estrada do Caracu, 665, Chácara SP. E às 14h20, terá oficina com materiais recicláveis. Nesta quarta-feira (24), as apresentações acontecem às 10h30 e 14 horas, na Emeb Ivete Vargas/Emeb Madre Maria de Jesus, Av.Marechal Rondon, 1111, Parque América, Rio Grande da Serra.
O espetáculo itinerante protagonizado pelos atores Victor Tombesi e Fernanda Ghesla Frohlich, foca nas questões de sustentabilidade e meio ambiente destinado aos estudantes na faixa etária dos 07 aos 14 anos. O cenário é uma casa de joão-de-barro pra lá de colorida e aconchegante, onde tem músicas hilárias, efeitos especiais e vídeos instigantes.
A peça narra a história do pássaro joão-de-barro humanizado, intitulado João Ambiente, que interage com a tartaruga Teca e, juntos, mostram para as crianças, de forma divertida, como descartar e reaproveitar o lixo, além de poupar água e energia.
O projeto, que já foi cinema itinerante em um ônibus, em 2018, se apresentou em escolas do Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Centro Educacional Unificado (CEU), tais como: no Teatro CEU São Rafael, Teatro CEU Rosa da China, Teatro Lélia Abramo, CEU Capão Redondo, CEU Perus. Passou por várias escolas de Mauá e Cubatão, emplacando duas a três sessões diárias com muito sucesso na capital paulista e municípios.
Ribeirão Pires também está na agenda de “João Ambiente é Uma Peça” com duas sessões dia 26/08. Depois o projeto segue para as escolas públicas de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Canela, segundo Elias da Rosa, produtor executivo.
Realizado pelo Ministério do Turismo, com apoio da Braskem, o espetáculo que focaliza o futuro do planeta, tem o objetivo de se apresentar em mais escolas do Brasil, com sessões gratuitas.
“De forma lúdica vamos gerando conhecimentos, ações e atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente, interagindo e estimulando os estudantes a desenvolverem e propagarem tais conhecimentos”, garante Airton Soares, diretor geral do projeto.
Perfil dos personagens:
João Ambiente:
Pássaro joão-de-barro humanizado. Jovem e descolado, vive na floresta, mas conhece bem a cidade grande. Sabe tudo a respeito do meio ambiente e sobre atitudes sustentáveis que podem melhorar o mundo, desde como poupar água e energia até reaproveitamento e reciclagem de resíduos. Seu objetivo é que os seres humanos tenham atitudes de respeito e equilíbrio com relação à natureza.
Teca:
Tartaruga humanizada. Pequena, inocente e divertida, ela tem muita vontade de aprender com João Ambiente e se espelha em suas atitudes. É questionadora e, mesmo tendo muito a descobrir, a bela também tem boas ideias para um mundo mais sustentável e várias de suas perguntas levam à reflexão sobre o que as pessoas estão fazendo em relação ao meio ambiente.
Fonte: Blog Sustentabilidade com Arte